A revolução musical | Style Olverbord

segunda-feira, 20 de junho de 2011

A revolução musical


Olá queridos leitores... Hoje farei uma matéria sobre música.
Mais especificadamente falarei sobre algumas Bandas que influenciaram as pequenas “revoluções musicais”. Pra quem ainda não entendeu, estou falando de bandas que com suas músicas e estilos irreverentes abriram portas para estilos musicais que antes não existia.

Eu particularmente considero as décadas de 50, 60 e 70 as décadas que foram mais influentes no mundo da música. Na década de 50 a música teve um grande “aprendizado” ... Pois nasceram pessoas que mudariam o nosso jeito de ouvir músicas para sempre. Tais como: Elvis Presley e Chuck Berry. Com os avanços na tecnologia, certos estilos musicais influenciaram na criação de outros... Até que em 1962 a Grã-Bretanha surgiu com um estilo que mudaria para sempre nossas vidas, O Rock ‘n Roll. Foi o começo de algo grande, e bandas como ‘The Rolling Stones’, ‘ The Beattles’, ‘Animals’ e ‘The Who’ e com o sucesso e inovação dessas bandas, abriu caminho para o chamado “Rock Psicodélico”, que faziam referência a subcultura das drogas e experiências alucinógenas.
Impossível falar de música sem falar da banda que em minha opinião, foi a MAIOR BANDA DE TODOS OS TEMPOS: Pink Floyd. Na Inglaterra em 1965, Pink Floyd vinha abrindo espaço para o Rock psicodélico dentro da “cultura underground” e criando seu lugar na cultura musical.
Em 1967, o rock psicodélico era o gênero mais admirado e reconhecido do mundo, surgindo artistas que revolucionaram a música como: ‘Janis Joplin’, ‘Jimmy Hendrix’ e ‘The Doors’, criando assim, o maior festival de música já feito: Festival Woodstock.
No final da década de 60, o rock estava tomando proporções jamais vistas. O surgimento do “Rock Progressivo” e o “Glam Rock”. Bandas como: Beatles, Eric Burdon & The Animals,The Doors, Pink Floyd, Moody Blues e Procol Harum, começaram a fazer novos “experimentos musicais” que pegavam emprestado algumas idéias musicais de gêneros como: música clássica, do jazz, da música eletrônica e da música experimental. Surgindo assim bandas como: ‘Yes’ e ‘Genesis’.
O glam rock teve como pioneiros artistas como: Syd Barret (vocalista e fundador do Pink Floyd), David Bowie, Gary Glitter e Eddie Cochran.
Na segunda metade da década de 70 e 80, começaram a surgiu estilos musicais mais “pesados” por assim dizer, denominados como Hard Rock e Heavy Metal que abriram espaço para bandas como: Deep Purple, Nazareth, Aerosmith, Black Sabbath, Judas Priest, Queen, AC/DC, Led Zeppelin, Van Halen, Megadeth, Iron Maiden, Rush, Scorpions, Slayer, Anthrax e Metallica.
Com o passar dos anos, o rock influenciou os estilos musicais ouvidos até hoje como:

Grunge: - Nirvana, Pearl Jam, Sex Pistols e mais atualmente: Seether e Nickelback.
Britpop: - Oasis, Blur e menos conhecidos como The Stone Roses e Superglass.
Neo-Psicodelismo: - U2, R.E.M e  Smashing Pumpkins.
Metal Alternativo: - System of a Down, Faith No More e Evanescence.
Nu-Metal: - Linkin Park, Slipknot, Limp Bizkit e Papa Roach.
Metalcore: - Avenged Sevenfold, Bullet For My Valentine e Caliban
Pop Punk: - Yellowcard, Green Day, Blink 182 e The Offspring.
E muitos outros.

Enfim…. A história musical é muito grande. Espero que tenham entendido que na história da música, não se pode admirar ou respeitar artistas como: Justin Bieber, Restart e Manu Gavassi.
Sem olhar para trás, e dar o DEVIDO respeito a bandas e gêneros musicais que criaram e ensinaram o mundo a ouvir música de uma maneira diferente.

2 comentários:

jonatan ajala disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jonatan ajala disse...

@PankadaumBarret muito boa a matéria... vc realmente sabe o que diz.. deixou tudo muito bem explicado e apenas faltou um aprofundamento dos nossos dias... de como a musica tomou novas vertentes e criou novas raízes, até chegarmos no sertanejo universitário e o tal do funk, tanto regionais como internacionais... as influências musicais de certos grupos dentro da sociedade, entre outros... e como

Postar um comentário